O Núcleo Acadêmico Hipermídia da ESPM Rio
Antes do nascimento e amadurecimento da internet, os meios de comunicação sempre foram clara e nitidamente definidos e categorizados especialmente pela natureza distinta de seus suportes para disponibilização e formatação de conteúdo. Por um lado, radio e Tv dispunham seus pacotes em formatos audiovisuais, enquanto revistas e jornais resolviam-se em soluções gráficas, com textos impressos e fotografias estáticas. A grande rede, no entanto, tem atraído de forma irreversível todos os meios de comunicação para seu universo hipermidiático, onde as características que antes os separavam, agora os equalizam, equiparam numa nova perspectiva que já inicia revoluções, até aqui, inimagináveis para a indústria da comunicação. Na web, jornais e revistas, para além dos clássicos textos digitados e fotografias estáticas, passam a exibir áudio e vídeo também. O radio, originalmente auditivo, no www, da mesma forma, adquire características outrora específicas das Tvs, revistas e jornais. Estamos assistindo a um completo processo de hibridização dos meios de comunicação que chega a nos fazer questionar se daqui a 40 anos, digamos, alguém ainda se referirá a eles, dividindo-os por radio, televisão, jornal e revista. Entendemos que a resposta estará mesmo no futuro, mas, desde já, colocamo-nos dentro desse ambiente de pesquisa, experimentando junto a nossos corpos docentes e discentes os efeitos e potencialidades dos meios de comunicação no ambiente da hipermídia. E este é o sentido do núcleo HÍBRIDA. Por isso foi assim batizado. É um espaço online da ESPM Rio, onde nossas produções acadêmicas, nos mas diversos suportes aqui experimentados, serão disponibilizados à nossa comunidade e ao mundo.
HIPERMÍDIA
HIPERTEXTO+MULTIMIDIA!
Sistema de registro e exibição de informações por meio da rede mundial de computadores, a internet, que permite acesso a determinados documentos (Textos, imagens estáticas ou em movimento, sons, softwares etc.) a partir de links que acionam outros documentos e assim sucessivamente.
PESSOAS INTERAGEM
COM PESSOAS, UTENSÍLIOS, MÁQUIANAS,
DISPOSITIVOS E AMBIENTES

LINGUAGENS.
Meio Oral.

ESCRITAS E VISUALIDADES.
Meio Impresso.

ESCRITAS E AUDIOVISUALIDADES.
Meio Eletrônico.

CONVERGÊNCIAS E HIBRIDISMOS. Meio Digital.
"Estamos diante de um ecossistema comunicativo conformado não pelas máquinas ou meios, mas por linguagens, saberes e escritas, pela hegemonia da linguagem audiovisual sobre a tipográfica que desordena e remodela as formas de aquisição do saber e do conhecimento."